29 de Outubro – Dia Mundial de Combate ao AVC

Dentre as doenças cronicas, o acidente vascular cerebral (AVC) vem se destacando como a segunda maior causa de morte no mundo, com tendência desta posição se manter até o ano de 2030.

O AVC é o comprometimento neurológico focal ou global, que ocorre repentinamente, de provável origem vascular e que leva à morte ou possui duração maior que 24 horas. Os seus sintomas incluem uma ampla variedade de deficits neurológicos, o que vai depender da localização da lesão, do tamanho da área que está com a perfusão insuficiente e da quantidade do fluxo sanguíneo colateral.

Para prevenir o AVC, devemos reduzir o risco por meio do tratamento adequado dessas condições. A Hipertensão arterial ou pressão alta é o principal fator de risco, seguido do diabetes, altas taxas de colesterol e triglicérides, tabagismo, sedentarismo e doenças cardíacas.

Em suma, uma alimentação saudável é essencial para a saúde da corrente sanguínea e do coração. Por isso, prefira comer frutas frescas, vegetais e frutas secas. Além disso, escolha proteínas com pouca gordura, reduza o sal, coma mais fibras e mantenha o peso e um bom estado nutricional.

Selecionamos dois alimentos que podem auxiliar na sua prevenção.

Cacau

Pesquisadores da Universidade de Glasgow mediram a velocidade do sangue que flui através da maior artéria do cérebro, enquanto às pessoas ingeriam o cacau, os resultados mostraram um melhor fluxo sanguíneo. Além dos flavonoides encontrados na planta, que exercem função antioxidante e contribuem para a prevenção de doenças cardíacas.

Laranja

Contém flavonoides que reduzem o risco de AVC, segundo uma escola de medicina em Havard.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Posts relacionados

As cores dos alimentos

Alimentos Alaranjados Os alimentos alaranjados, como cenoura, abóbora e mamão, possuem um pigmento chamado de carotenóide, que é essencial para