Aminoácidos de Cadeia Ramificada (BCAAS) e Exercícios

Os aminoácidos de cadeia ramificada são utilizados há muito tempo em nutrição clínica. Hoje, muitos estudos vêm avaliando positivamente seus efeitos no desempenho físico.

Os aminoácidos de cadeia ramificada popularmente conhecidos como BCAAs, sigla derivada de sua designação em inglês Branched Chain Amino Acids estão entre os nove aminoácidos essenciais e são eles: leucina, isoleucina e valina, encontrados, sobretudo em fontes proteicas de origem animal.

O BCAAs exerce papel como um substrato de energia para contração muscular. Nesse contexto, o que se observa na maioria dos estudos, é que o BCAAs, particularmente a leucina, poderia estimular a síntese proteica e diminuir o catabolismo proteico muscular, além de retardar a ocorrência de fadiga central, aumentar o desempeio esportivo, poupar os estoques de glicogênio muscular e aumentar os níveis plasmáticos de glutamina após o exercício intenso.

Além dos benefícios para performance física , a leucina é capaz de  promover efeitos anti- catabólicos importantes, assim como uma atenuação do catabolismo muscular esquelético durante a perda de peso ou mesmo melhora do tunover  proteíco muscular esquelético .

Por isso, na hora da compra, é sempre bom observar sua concentração nas fórmulas em relação aos demais aminoácidos.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Posts relacionados

As cores dos alimentos

Alimentos Alaranjados Os alimentos alaranjados, como cenoura, abóbora e mamão, possuem um pigmento chamado de carotenóide, que é essencial para