Opções de farinhas saudáveis

Em nossa loja temos uma grande variedade de farinhas para deixar sua dieta mais nutritiva e saborosa. Conheça mais sobre alguns tipos de farinhas:


FARINHA DE FEIJÃO BRANCO

A Farinha de feijão branco  vem sendo estudada como um “bloqueador de amido”, pois contêm  altos níveis de inibidor de α- amilase, uma proteína conhecida como faseolamina. Além de seruma fonte de nutrientes essenciais, o feijão possui constituintes  químicos que são considerados componentes com ação funcional, como os flavonóides, antocianidinas, proantocianidinas e isoflavonas. Sua relação com o emagrecimento está no fato de impedir a digestão de carboidratos complexos, esse inibidor possa reduzir a disponibilidade calórica e de açúcares simples para serem absorvidos, promovendo assim, perda de peso e uma diminuição da glicemia.

REFERÊNCIAS

PEREIRA, Luciana L.S.; SANTOS, Custódio D;  SÁTIRO, Lívia C., MARCUSSI , Silvana; PEREIRA,  Crys tian A.; SOUZA, Stefânia P. de Souza. Ação inibitória e  estabilidade do extrato de farinha de feijão branco sobre enzimas digestivas na presença de fluído gástrico simulado. Revista Brasileira de Farmacologia. V.92, cap.4, p.367-372, 2011.

FARINHA DE MARACUJÁ

A casca do maracujá de onde é feita sua farinha, é rica em viamina B3, ferro, cálcio e fósforo, além das fibras solúveis, principalmente a pectina, que é benéfica ao ser humano, pois pode auxiliar na prevenção de doenças cardiovasculares,  gastrointestinais, câncer de colón, hiperlipidemias, e principalmente no controle glicêmico, tornando-se um efetivo aliado no tratamento do diabetes mellitus tipo II.

REFERÊNCIAS:

ZERAIK, Maria Luiza; PEREIRA, Cintia A. M; ZUIN, Vânia G; YARIWAKE, Janete H. Maracujá: um alimento funcional? (artigo de revisão). Revista Brasileira de Farmacologia , 2010

FARINHA DE ESPINÁFRE

Pode ser utilizada para enriquecer preparações, dando cor e sabor natural a elas.

Exemplo: Panquecas, tortas, suco detox, bscoitos etc.

CENTEIO

A farinha de centeio é indicada para o preparo de pães, bolos e biscoitos. Seu agradável sabor característico a torna uma excelente opção para o preparo desses pratos. Tem baixo teor de glutén , no entanto, a farinha possui proteínas que  lhe conferem a capacidade para fazer um pão fermentado nutritivo.

REFERÊNCIAS:

MORI,  Claudia de; JUNIOR, Alfredo do Nascimento; MIRANDA, Martha Zavariz.Aspectos econômicos e conjunturais da cultura do centeio no mundo e no Brasil. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, 2012.

FARINHA DE ARROZ BRANCO / INTEGRAL

A Farinha de arroz, não contém glúten e funciona bem tanto para produtos comerciais como para pães e bolos caseiro devido o seu sabor neutro. Pode ser utilizada para empanar, pois devido a sua menor absorção de gordura, quando comparado com a farinha de rosca ou o amido de milho, deixando o empanado mais sequinho e saboroso.

FARINHA DE LARANJA

O Albedo da laranja, parte branca esponjosa, é um resíduo rico em fibras obtido da extração de sucos na indústria. De acordo com Santana (2005), o teor de fibras é de 76, 5% de fibras totais, sendo 39,5% de pectina, fibra solúvel. Essas propriedades do albedo da laranja fazem  com ele posso ser caracterizado como um alimento funcional, que consiste no carboidrato não digerível isolado e que apresenta efeitos fisiológicos benéficos para as pessoas e, por isso, é muitas vezes adicionado aos alimentos industrializados, enriquecendo-os nutricionalmente.

REFERÊNCIA

CLEMENTE, Edmar; FLORES, Andressa Caroline. Características da farinha de resíduos do processamento de laranja. Revista Ciências Exatas e Naturais, v.14, n.2, 2012.

BUBLITZ, Sâmira; EMMANOUILIDIS, Paula; OLIVEIRA, Maria Silvia R.; ROHLFES, Ana  Lúcia Becker, BACCAR, Nádia de Monte; CORBELLINI, Valeriano Antônio; MARQUARDT, Liliane. Produção de uma farinha de albedo de laranja como forma de aproveitamento de resíduo. Revista Jovens Pesquisadores, v.3, n.2, p.112-121, 2013.

FARINHA DE MAÇÃ

O material insolúvel da maçã consiste em sementes, casca e miolo e é isso utilizado para elaboração da farinha. A farinha da maça é rica em fibras alimentares de 12 a 23,2% de celulose, 6,4 a 19% de lignina, 3,5 a18% de pectina e 5 a % de hemiceluloses, por isso, auxiliam nas funções gastrointestinais humanas, como aumento da massa fecal, redução dos níveis de colesterol do plasma sanguíneo e redução da resposta glicêmica. Além disso, a farinha da maça apresenta 11,4 % de proteínas, 3,7% de lipídeos, 1,8% de cinzas e 70,9% de carboidratos.

REFERÊNCIAS:

PROTZEK, Elizabeth Cristina; FREITAS, Renato João Sossela; WASCZYNSKJ, Nina. Aproveitamento  do bagaço de maçã na elaboração de biscoitos ricos em fibra alimentar.  B. CEPPA. V.16, n.2, p.263-275, 1998.

FERTONANI, Heloísa Cristina Ramos; SCABIO, Ardalla; CANTERI, Maria Helene; CARNEIRO, Eliana Beleski Borba; NOGUEIRA, Alessandro; WOSIACKI, Gilvan. Influência da concentração de ácidos no processo de extração e na qualidade de pectina de bagaço de maçã. Semina: Ciências Agrárias. Londrina, v. 27, n.4, p.599-612, 2006.

FARINHA DE UVA

A uva é composta basicamente de açúcares, ácidos, pectinas, gomas, compostos aromáticos e compostos fenólicos. O bagaço de uva,  de onde vêm sua farinha, é composto pela semente, casca e engaço e os restos da polpa de uva, sendo o resultado do esmagamento do grão através de um processo de separação do suco. Estes resíduos contêm antioxidantes, corantes e outros compostos com atividades potencialmente funcionais, evidenciando o seu alto potencial para elaboração de subprodutos destinados ao consumo humano. Dentre seus benefícios estão, prevenção de agregação plaquetária, redução para a formação de trombos e inflamações. Em estudos, os compostos fenólicos da uva também reduziram lipídeos no plasma, aumentaram  atividade de enzimas antioxidantes e preveniram  a oxidação do LDL, dano oxidativo  ao DNA e doenças coronarianas.

REFERÊNCIAS:

PERIN, Ellen Cristina; SCHOTT, Igor Bulsing. Utilização de farinha extraída de resíduos de uva na  elaboração de biscoito cookie (Tese).

MONTEIRO, Marcela Pidedade. Bebida à base de subproduto da uva: efeito sobre o stresse oxidativo e marcadores de risco de doenças cardiovasculares em mulheres saudáveis (Tese).

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Posts relacionados

As cores dos alimentos

Alimentos Alaranjados Os alimentos alaranjados, como cenoura, abóbora e mamão, possuem um pigmento chamado de carotenóide, que é essencial para