Os temperos naturais exercem papel importante na dieta, pois é comprovado que seu uso trás um menor acréscimo de sal nas preparações, favorecendo o controle principalmente para quem possui hipertensão. Por isso, abuse das ervas e dos seus benefícios.
ALHO
Os compostos bioativos presentes no alho têm sido amplamente reconhecidos como agentes de prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares e outras doenças metabólicas como asterosclerose, hiperlipidemia, trombose, hipertensão e diabetes, além de possuírem uma variedade de efeitos biológicos como atividade antimicrobiana, antiinflamatória e anticâncer.
CHIMICHURRI
o chimichurri é uma mistura de diversas especiarias, mas também pode ser usado para dar um sabor a mais em torradas, queijos, carnes brancas e molho deliciosos.
Receita: salsinha, alho, pimenta vermelha, cebola, tomilho, orégano, pimentão, salsão, louro e pimenta-do-reino preta. Acrescente, azeite extra virgem e vinagre de vinho branco (metade da quantidade de azeite). Vede bem e deixe por dois dias para acentuar o sabor.
ORÉGANO
O orégano consiste em uma erva originária do mediterrâneo, muito cultivada também na Turquia e Chile. Trata-se de uma das mais aromáticas e conhecidas ervas da cozinha brasileira. Sua utilização acontece principalmente em molhos de tomate, pizza, salada e aperitivos.
ALECRIM
O alecrim é uma planta nativa do mediterrâneo. Possui folhas lineares e muito aromáticas. Seus frutos, folhas e flores são muito utilizados como tempero de carnes e massas. O uso infusão (chá) é indicado para má digestão, gases no aparelho digestivo, dor de cabeça, fraqueza e deficit de atenção. Já o óleo essencial é utilizada como estimulante do couro cabeludo e como anti-parasitário.
PIMENTA ROSA
A pimenta rosa não é picante como as outras pimentas, seu aroma é adocicado e é frequentemente colocada em moinhos de pimenta misturada a outras variedades.
Sugestão: Ela é muito popular no tempero para peixes, na cozinha do mediterrâneo e até mesmo em alguns doces.
PIMENTA DO REINO BRANCA
A pimenta branca e a preta são frutos da mesma planta, a preta é produzida dos frutos ainda verdes e a branca é feita a partir de frutos quase maduros. Na culinária devido a retirada da casca, a pimenta branca é menos aromática que a preta.
Sugestão de uso: molhos claros, sopas e peixes.
PIMENTA DO REINO PRETA
A pimenta branca e a preta são frutos da mesma planta, a preta é produzida dos frutos ainda verdes e a branca é feita a partir de frutos quase maduros. Na culinária devido a retirada da casca, a pimenta branca é menos aromática que a preta.
Sugestão: pratos salgados
CURRY
Ingredientes: Cravo e canela, cominho, erva-doce, feno- grego, nóz –moscada, pimenta preta e vermelha, gergelim, tamarindo, coentro em grãos e cúrcuma.
ZATHAR
Ingredientes: gergelim, coentro, sal, orégano, manjericão, cominho, esoeciarias e ácido cítrico.Muito utilizado em carnes, patês, vegetais, pães e esfihas.
AÇAFRÃO ou CÚRCUMA
O açafrão é um tubérculo utilizado na Índia devido o seu valor medicinal contra icterícia, problemas digestivos e hepáticos. A curcumina, componente principal do caril, particularmente utilizado na alimentação Indiana, tem sido considerada responsável pela baixa incidência de Alzheimer na Índia. Além da sua forte atividade antioxidante, a cúrcuma tem sido estudada como agente anticancerígeno.