Mel para bebês menores de um ano, pode?

Geralmente as mães queixam-se em ter que dar medicamentos para seus bebês, e por isso, acabam buscando alternativas naturais para o tratamento de doenças.

Porém, o que poucos sabem, é que em algumas ocasiões estas “alternativas naturais” podem comprometer ainda mais a saúde de seu pequeno, como no caso do mel, para o tratamento de gripes, tosse e resfriado.

Mas mel para bebês menores de um ano, pode?

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) recomenda que crianças com menos de um ano de idade não consumam mel.

Segundo o órgão, o objetivo da orientação é prevenir a ingestão de esporos da bactéria Clostridium botulinum, bacilo responsável pela transmissão do botulismo intestinal.

O botulismo intestinal é uma doença neuroparalítica grave, não contagiosa, resultante da ação de uma pequena toxina, que só se inicia após a transformação dos esporos do Clostridium b. para a forma vegetativa (início das atividades metabólicas do microorganismo).

Na forma vegetativa, esse bacilo se multiplica e libera toxina botulínica no intestino, no entanto, as únicas populações de risco para doença, são as crianças menores de um ano, pois, não possuem a flora intestinal completamente formada ou adultos com alguma doença que possa alterar a flora intestinal.

Fonte: http://www.anvisa.gov.br/divulga/noticias/2008/190808.htm

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Posts relacionados

As cores dos alimentos

Alimentos Alaranjados Os alimentos alaranjados, como cenoura, abóbora e mamão, possuem um pigmento chamado de carotenóide, que é essencial para

Carrinho de compras
Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.

NEWSLETTER

Receba semanalmente nossas dicas, ofertas  e novidades.