O ginseng é uma raiz muito semelhante em forma a cenoura, porém em coloração branca. É proveniente da China assim como pode ser dos Estados Unidos. Existe uma extensa literatura acadêmica que pontua alguns de seus benefícios, e outros ainda mantém-se sem explicação.
O seu uso é antigo, oriundo de terapias e tradições medicinais ancestrais. O ginseng possuí um composto chamado ginsenoside, que é uma forma de esteróide glicosídico que tem a capacidade de afetar positivamente em uma série de tecidos do corpo, promovendo respostas que auxiliam na saúde, sendo de uso interessante aos que praticam muitas atividades físicas e precisam de atenção na reconstituição dos tecidos, tanto os conjuntivos quanto o muscular.
Sua interação com a reconstrução de tecidos ainda não é totalmente clara porém, ele apresenta melhoras nas capacidades cognitivas e mentais devido seu contato com o tecido nervoso. Além disso, é possível utilizado de forma afrodisíaca, com poderes fortificantes e revitalizantes.
Deve ser consumido em forma de cápsulas ou através de um chá. Porém, alguns efeitos colaterais podem surgir caso não seja usado em quantidades adequadas, que são recomendas pelos fornecedores, como dores de cabeça, hiperatividade, insônia ou até mesmo overdose se consumido em altas quantidades sem limite.
fontes: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0006295299002129
http://www.mundoboaforma.com.br/ginseng-para-que-serve-beneficios-efeitos-colaterais-e-como-tomar/